XI Cultura e Movimento na 3º Idade acontece entre os dias 10/9 e 05/11 Notícias
6 de setembro de 2019

Muitas atividades devem agitar o público da terceira idade, na 11ª edição do Cultura e Movimento de Piracicaba. A programação que conta com jogos, caminhada, concurso de miss e mister, karaokê, oficinas de autoestima será aberta no dia 10/9, às 14h com o stand-up O Velho Que Eu Quero Ser, no Teatro Erotides de Campos, Engenho Central. As ações em homenagem ao Dia Internacional do Idoso, seguem até o dia 05 de novembro.

O evento é realizado pela Prefeitura de Piracicaba, por meio das secretarias da Ação Cultural e Turismo (SemacTur); Assistência Social (Smads); Esportes, Lazer e Atividades Motoras (Selam), Trânsito e Transportes (Semuttran), Defesa do Meio Ambiente (Sedema), Saúde, Centro de Comunicação Social (CCS) e Câmara de Vereadores, com o apoio do Conselho Municipal do Idoso (CMI), Lar Betel, Lar dos Velhinhos, Cantinho da Vovó Sonia, Sesc Piracicaba, Rede Drogal, Unimep, Instituto Formar, Santa Casa Saúde, Casa Bonsai e Associação Brasileira de Alzheimer (Abraz).

No dia 13/9, às 20h, o programa conta com o espetáculo Cinepiano, no Teatro do Engenho. Dia 17, às 14h, acontece a Tarde de Calouros, no The Wall Piracicaba.

A programação segue no dia 21, com a oficina de Jogos Cognitivos, das 8h às 12h. Dia 25, às 8h, com a oficina de autoestima “Qual o reflexo da sua imagem”, na área de lazer da Santa Casa. Neste mesmo dia, às 13h, acontece a abertura das Olimpíadas da terceira Idade, no Ginásio Waldemar Blatkauskas.

A Caminhada entre Gerações, será realizada no dia 28, às 8h; enquanto dia 30, às 19h, acontece a palestra “Alzheimer – O que você precisa saber?”.

No dia 1º/10, Dia Internacional do Idoso, a Rádio Educativa FM itinerante estará na Estação Idoso, das 8h30 às 10h30, com show musical e atividades físicas. A tarde, às 14h, as pessoas poderão prestigiar a Solenidade do Dia do Idoso, na Câmara de Vereadores de Piracicaba e também às 14h, a palestra “Cuidando do Cuidador”, no Sesc Piracicaba.

O concurso Miss e Mister 3ª idade será realizado no Lar dos Velhinhos, no dia 09/10, às 13h. Para fechar a programação, no dia 05/11 acontece o encerramento das Olimpíadas da Terceira Idade, no Clube de Campo.

A secretária da Ação Cultural e Turismo, Rosângela Camolese explica que o Cultura e Movimento na 3ª Idade surgiu em 2009, após iniciativa de realizar uma programação única para comemorar o Dia do Idoso. “Optamos por reunir secretarias, entidades sociais e instituições para desenvolver um cronograma único de atividades e assim, oferecer ao público, um período exclusivo de ações voltadas à população com mais de 50 anos”, afirma.

Programação:

21/09, 8h às 12h – Oficina Jogos Cognitivos para Cuidadores (Rua Dom Pedro I, 938 – inscrições antecipadas: (19) 9.8944-9977 / 9.8133-3381)

24/09 , às 8h – “Qual o Reflexo da sua Imagem” – Área de lazer Santa Casa

25/09, às 13h – Abertura das Olimpíadas – ginásio do XV

28/09, às 8h – Caminhada entre Gerações – Estação da Paulista

30/09, às 19h – Palestra “Alzheimer – O que você precisa saber?” (Rua Dom Pedro I, 938)

1º/10, 8h30 às 10h30 – Rádio Educativa Itinerante com show musical e atividades físicas com apoio da Casa Bonsai – Estação do Idoso

1º/10, às 14h – Palestra “Cuidando do cuidador” – Sesc Piracicaba

1º/10, às 14h – Solenidade do Dia do Idoso – Câmara de Vereadores