Em homenagem às mulheres, a exposição Batom, Lápis e TPM abre nesta sexta-feira Notícias
4 de março de 2020

Em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, a exposição Batom, Lápis e TPM realizará a sua 10ª edição neste ano, somente com trabalhos feitos por mulheres (cartuns, caricaturas, charges, ilustrações, HQs e tiras). A abertura ocorre nesta sexta-feira, dia 6, às 19h, no Museu do Açúcar, no Engenho Central, com apresentação musical de Patrícia Ribeiro. O evento é gratuito.

Trabalho de Synnöve Hilkner

Foram selecionados 85 trabalhos de 39 artistas do Brasil, Belarus, Bulgária, Colombia, Egito, Irã, Itália, Polônia, República Tcheca, Rússia, Túrquia e Ucrania. Quatro das artistas são piracicabanas, sendo elas: Elisângela Mathias, Estela Menegalli, Eliete Rossi e Mirilu Trevisan.

Neste ano, a homenageada será a cartunista e ilustradora Mariza Dias Costa, que morreu no ano passado. Embora morasse no Brasil, a artista nasceu na Guatemala. Ela recebeu o prêmio “3ª Mostra de Artes Visuais do Estado do Rio de Janeiro” em 1974 e ilustrou a coluna “Diário da Corte” de Paulo Francis, da Folha de São Paulo. Além disso, já houve pararelas dela no Salão Internacional de Humor de Piracicaba, em 2017.

Trabalho de Mariagrazia Quaranta

A mostra é uma grande oportunidade para as mulheres demonstrarem os seus talentos e manisfestarem suas opiniões através de desenhos e esculturas. É uma resposta à universalização masculina de que as mulheres podem ocupar espaço seja onde for”, comenta Rosângela Camolese, secretária da Ação Cultural e Turismo.

Batom, Lápis e TPM integra a programação do 46º Salão Internacional de Humor de Piracicaba, realizado pela Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria Municipal da Ação Cultural e Turismo (SemacTur) e o Centro Nacional de Documentação, Pesquisa e Divulgação do Humor Gráfico de Piracicaba (Cedhu).

SERVIÇO – Exposição “Batom, Lápis e TPM”. Exposição aberta de 06/03 a 05/04. Visitas: de terça a sexta, das 10h às 16h, aos sábados, domingos e feriados, das 12h às 17h. Entrada gratuita. Informações: 3403-2620.

Tags: BatomEngenho Centralexposiçãolápis TPMmostramulheres