Piracicaba adere ao Make Music Day 2020 Notícias
8 de junho de 2020

Em tempos de pandemia mundial e esvaziamento dos tradicionais espaços artísticos, um evento de alcance global está ganhando força nas ondas da internet. Apresentando tipicamente, todos anos, mais de 5.000 concertos gratuitos ao ar livre, performances, aulas de música, jam sessions e outros eventos musicais nas ruas, calçadas, parques e outros espaços públicos em todo mundo, o Make Music – Edição 2020 adotará uma abordagem virtual para incentivar todas as pessoas, de todas as habilidades musicais, a comemorar a alegria de fazer música. A campanha tem o apoio da Prefeitura Municipal de Piracicaba por meio da Secretaria da Ação Cultural e Turismo (SemacTur). As inscrições podem ser feitas até o dia 15 de junho.

Para participar, os artistas interessados devem entrar em contato via WhatsApp pelo número (19) 98243.8817 ou pelo Instagram @makemusic.piracicaba. Diversas atrações locais já confirmaram presença nas redes, como o pianista Daniel Rosenthal, o baterista Marcelo Seghese, a cantora Lavynia Benatto, o trombonista Eloy Porto Neto, o Coro Graça, o duo Lucas & Karina e o sertanejo Renne Andrade; dentre outros.

Make Music Day Brasil – A Festa Mundial da Música, será realizada no domingo, 21 de junho, e Piracicaba está entre as mais de 1.000 cidades em 120 países engajadas na ação. Mais de 60 cidades brasileiras participarão do programa, demonstrando ainda mais o poder da música para unir as pessoas, elevar o bom ânimo, espalhar alegria e criar comunidades em meio a esse período desafiador. A participação pode ser ao vivo ou por transmissão de conteúdo gravado desde que aconteça no dia 21.

Coordenador local do Make Music, o jornalista Mauricio Ribeiro conheceu a ação em 2018. De lá pra cá, ele vem observando uma participação muito tímida da cidade, com poucas e pontuais ações; mas que neste ano por conta do contexto da epidemia tendem a se intensificar. “As lives estão em alta, e o uso de plataformas digitais para democratização dos meios de cultura mudará drasticamente a forma como fazemos arte dentro daquilo que estamos chamando de ‘novo normal’; e o Make Music acabou ganhando força nessa tendência”, avaliou.

Lançado na França em 1982 como a Fête de la Musique (Festa da Música), o Make Music Day Brasil é impulsionado pela Associação Nacional da Indústria da Música (ANAFIMA), nos EUA pela The NAMM Foundation e coordenado pela organização sem fins lucrativos Make Music Alliance. “É um evento global que mostra a força da música e como ela rompe barreiras. A música tem salvado o emocional de muitas pessoas neste período de coronavírus”, explica Daniel Neves, presidente da ANAFIMA.

SERVIÇO – Make Music Day Brasil. Dia 21 de junho. Inscrições até 15 de junho. Informações: (19) 98243-8817 ou pelo Instagram @makemusic.piracicaba.

Tags: Arteculturamake music