Projeto cultural “Dança e Percussão Afro-Brasileira” acontece a partir do mês de setembro Notícias
21 de agosto de 2019

Com o objetivo central de contribuir para preservação da memória da comunidade da Vila África, o projeto “Dança e Percussão Afro-Brasileira” proporcionará vivências educativas de valorização histórico-cultural, gratuitamente para todos os interessados. As atividades acontecerão entre os meses de setembro e novembro, na rua Maria Angélica Fernandes Siqueira, Vila África.
A realização é da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo e da Prefeitura do Município de Piracicaba, através da Secretaria Municipal da Ação Cultural e Turismo (SemacTur), Conselho Municipal de Política Cultural e Fundo de Apoio à Cultura.

A programação consiste em um encontro semanal às segundas-feiras, das 19h às 21h, na Vila África, durante três meses. Serão realizadas oficinas de percussão, de dança e roda de cultura, contando com a exposição de vídeos temáticos em alguns encontros, a fim de potencializar as reflexões. Ao final da ação acontecerá um encontro na comunidade, onde o grupo do projeto e expressões culturais que tenham relação direta com o local irão se apresentar ao público.
“A constituição histórica e social dessa comunidade se dá pela presença acentuada de negros, que a partir de meados do século XX passaram a residir na região do bairro Independência; despertando a curiosidade dos moradores e, infelizmente, também, o seu preconceito. Este projeto centralizará suas ações com o intuito de promover a valorização da riqueza das manifestações culturais afro-brasileiras da comunidade Vila África, em especial, a dança-afro e a percussão”, comenta Laura Vidotto.

Tags: afro-brasileiraculturadançapercussão