Teatro poderá receber óperas e musicais Notícias
14 de agosto de 2020

Óperas, musicais e balés ao estilo Broadway poderão ser apreciados no Teatro Municipal Dr. Losso Netto assim que as programações culturais voltarem à ativa. A novidade é a conclusão dos serviços de revestimento acústico do fosso operístico que permitirá a realização de apresentações, com música ao vivo. O investimento total foi de R$ 108 mil.

Foram realizados serviços de fornecimento e instalação de painel refletente, composto por estrutura revestida de compensado, proteção de fogo retardante, nicho e fechamento da lateral esquerda e paredes curvas; execução de forro acústico com estrutura em madeira, revestimento em tecido e proteção de tratamento anti-chamas; além da elevação do piso na altura de 20 e 40 cm, com instalação de assoalho, conforme padrão existente no elevador da orquestra.

Essa nova estrutura possibilitará montar dois espetáculos no mesmo dia, além de permitir às apresentações, a utilização do palco para disposição de cenário, deixando o “andar de baixo” para outros personagens, de modo a não atrapalhar a visibilidade do público e a acústica”, explica a secretária da Ação Cultural e Turismo, Rosângela Camolese.

O fosso poderá ser utilizado apenas quando Piracicaba for liberada para a realização de eventos, previstos para acontecer após 28 dias de classificação na fase amarela, com capacidade de 40%, horário reduzido (6 horas), venda de ingressos apenas online e controle de acesso com lugares marcados.

Teatro Municipal Dr. Losso Netto

Reaberto em agosto de 2019, após cinco anos de portas fechadas, um dos patrimônios arquitetônicos e culturais mais significativos da cidade, o Losso Netto, passou pela intervenção mais importante desde a sua inauguração. Um novo e moderno Teatro começou a tomar forma com as remodelações.

Foram instaladas rampas de acesso e sanitários adaptados para pessoas com deficiência e ostomizados, além de elevador para o fosso operístico para orquestras, operetas e óperas. Para atender às exigências do Corpo de Bombeiros, foram instaladas luzes de emergência, equipamentos de combate ao incêndio e troca do carpete por antichamas. Houve ainda, melhorias na iluminação do hall de entrada com spots e luz de LED; na cozinha e instalação de elevador que liga o hall à Sala 1. O investimento total em três etapas, ao longo desses cinco anos foi de R$ 1,7 milhão.

O teatro foi entregue ao povo piracicabano em 19 de agosto de 1978, com sistema de acústica e ar condicionado. Denominado inicialmente apenas como Teatro Municipal de Piracicaba, tornou-se um dos principais espaços de cultura do interior paulista. Passou a se chamar Teatro Municipal Dr. Losso Netto em abril de 1993, em homenagem ao ilustre doutor e jornalista.

Tags: acústicoFossoTeatro