130 anos de Thales Castanho de Andrade Notícias
15 de setembro de 2020
Thales Castanho de Andrade por Diógenes Moura

Neste dia 15 de setembro comemoramos os 130 anos do nascimento do piracicabano Thales Castanho de Andrade. Foi um importante educador e escritor pioneiro na literatura infantojuvenil no Brasil com ênfase aos temas ambientais. Em sua homenagem, foram denominadas bibliotecas e escolas no Estado de São Paulo, entre essas a nossa Biblioteca Infantojuvenil “Thales Castanho de Andrade”.

É autor de diversas obras como Saudade; A Filha da Floresta; A Cadeira Encantada; Campo e Cidade; Dona Içá Rainha; entre outras, disponíveis em nosso acervo.

Biografia do autor:
“Thales nasceu em Piracicaba em 15 de setembro de 1890 e faleceu em São Paulo, SP, em 02 de outubro de 1977.

Foi escritor e professor, casado com Maria Garcia de Toledo e filho de José Miguel de Andrade e Castorina Castanho de Andrade.

Ingressou no magistério em Jaú, numa escola isolada rural, lecionou a seguir em Porto Ferreira e tornou-se docente da escola modelo anexa à Escola Normal de Piracicaba. Nesta última lecionou diversas disciplinas. Foi inspetor técnico do ensino rural, diretor geral do Departamento de Educação e Secretário da Educação do Estado de São Paulo.
Promoveu a “Guerra Alfabetizadora”, movimento de grande porte, precursor das campanhas nacionais de alfabetização de adultos.

Presidiu o Esporte Clube XV de Novembro de Piracicaba e o Centro do Professorado Piracicabano e foi sócio honorário do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo. Recebeu da Câmara Municipal da Capital paulista o título de Cidadão Paulistano.
Escritor renomado, autor de várias obras didáticas destinadas ao ensino elementar, projetou-se no âmbito da educação graças notadamente ao livro “Saudade”, publicado e exaltado por Monteiro Lobato, com mais de duas dezenas de edições.

Impôs-se igualmente como autor de livros destinados às crianças e romances juvenis, desde 1918, quando lançou o livro “A Filha da Floresta”, ilustrado por Alípio Dutra, ponto de partida da coleção “Encanto e Verdade”, editada pela Companhia Melhoramentos, em 26 volumes.

Teve ao todo 47 livros publicados entre 1919 e os anos setenta. Em 1927 organizou e editou o livro “Histórias e história”, composto de contos pelos alunos da Escola Normal de Piracicaba na década de vinte. Em 1967 as Edições Melhoramentos publicaram o livro “Encanto e Verdade”, contendo quatro histórias”.

Tags: escritorThales Andrade