Espetáculo Passo a Passo acontece no Teatro Municipal Dr. Losso Netto, amanhã, 16 Notícias
15 de dezembro de 2020

Nesta quarta-feira, 16/12, às 20h, o Teatro Municipal Dr. Losso Netto recebe o espetáculo Passo a Passo, da Companhia Estável de Dança de Piracicaba (Cedan). A apresentação, inspirada na rotina da Cia. durante o período de isolamento social, contará com a participação da São Paulo Cia de Dança e dos bailarinos Ana Cláudia Magagnin, Toni Padron (ex-solistas do Ballet Nacional) e Nina Queiroz. Os ingressos gratuitos estão disponíveis no site megabilheteria.com e devem ser apresentados da tela do celular, diretamente na entrada do teatro.

Luan Barcelos e Poliana Souza – coreografia Instantes | Foto: Fernanda Kimaryr

O programa de apresentações terá início com as coreografias “Instante”, de Lucas Lima e “Pas de deux de Carnaval em Veneza”, de Duda Braz da São Paulo Companhia de Dança, considerada uma das mais importantes companhias de dança da América Latina pela crítica especializada. Trata-se de um corpo artístico da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, gerida pela Associação Pró-Dança e dirigida por Inês Bogéa, doutora em Artes, bailarina, documentarista e escritora.

Em seguida, “Passo a Passo”, de Camilla Pupa será uma coreografia instrutiva, que demonstra o trabalho diário da companhia durante o isolamento social. Na sequência, o público poderá prestigiar a coreografia “Raymonda”, com a participação especial da bailarina recém chegada do Northem Ballet da Inglaterra, Nina Queiroz formada no EDAP – Espaço de Danças e Artes Paulista e também no Miami City Ballet School, além de solista principal do Ballet Nacional Del Sodre, sob direção de Julio Boca, no Uruguai e Northern Ballet na Inglaterra. O ballet Raymonda em três atos, coreografado por Marius Petipá com música de Alexander Glazunov teve sua estréia mundial em 1898, no Teatro Mariinski, na Russia.

Em Passo a Passo pretendemos apresentar o trabalho da Cedan e a forma como virtualmente, nos dispusemos a levar a dança para a vida das pessoas, como ferramenta de motivação”, comenta a maitre de ballet, Camilla Pupa.

Toni Padron

Ao final do espetáculo, a Companhia Estável de Dança de Piracicaba fará a pré-estréia do Ballet Paquita – uma remontagem sobre o original de Marius Petipá. O ballet em dois atos e três cenas. Foi criado na Ópera de Paris em 1846 por Joseph Mazilier e Paul Foucher, com música de Édouard Deldevez e Ludwing Minkus. Em 1847, Petipá cria uma nova versão para Paquita, em Saint-Petersburgo. O trecho a ser dançado terá pás de deux com Ana Cláudia Magagnin e Toni Padron, com variação de Maria Luiza Tavares.

Rosângela Camolese, secretária da Ação Cultural e Turismo destaca a importância da Cia para os bailarinos e a cidade de Piracicaba. “Desde o início, a Cedan tem cumprido o objetivo de incentivo aos bailarinos que pretendem seguir carreira no âmbito da dança. Condição esta, comprovada pelos resultados que vem alcançando ao longo desses anos: o reconhecimento do talento dos nossos bailarinos no Brasil e no exterior”, conclui.

A Cedan

Idealizada pela Secretaria Municipal da Ação Cultural, em 2009, a Cia. Estável de Dança (Cedan) tem por finalidade incentivar e possibilitar a criação de um corpo de baile amador permanente, que apresente periodicamente espetáculos de dança em Piracicaba e em outras cidades, propiciando a formação teórica e prática de bailarinos.

A Cedan é uma entidade vinculada à Prefeitura de Piracicaba, composta por bailarinos permanentes, selecionados por meio de audição pública. A direção artística é da maitre de ballet clássico, Camilla Pupa.

Tags: CedandançaTeatro