Salão Internacional de Humor de Piracicaba recebe homenagens Notícias
19 de setembro de 2021

Na foto familia Benites com o Secretário Adolpho Queiroz, o vereador Laércio Trevisan, Junior Kadeshi e Eduardo Ducatti durante Moção de aplauso para o Salão de Humor e homenagem a familia Benites

Salão Internacional de Humor de Piracicaba recebe homenagens

O Salão Internacional de Humor de Piracicaba foi destaque esta semana. O evento, conhecido como um dos mais importantes do mundo no universo das artes gráficas de humor, recebeu moções de aplausos da Câmara de Vereadores de Piracicaba e da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo.

A moção de aplausos 186/2021 foi aprovada no dia 13/9, durante a 30ª reunião ordinária da Câmara de Vereadores. A propositura, de autoria do vereador Laércio Trevisan Júnior faz a homenagem em referência ao destaque, incentivo aos artistas e valorização da cultura em Piracicaba. O 19° Salãozinho de Humor com desenhos e esculturas de crianças e adolescentes de 07 a 14 anos, da rede municipal e privada de ensino, também foi homenageado.

Diante da relevância do evento e sua contribuição para o desenvolvimento cultural da cidade, a Assembleia Legislativa apresentou no dia 14/9, os aplausos ao Salão de Humor por meio da moção 255/2021, de autoria do deputado Rafael Zimbaldi.

A edição deste ano reúne 308 obras de artistas de 49 países. Ao todo, foram enviados 2.076 trabalhos de várias partes do mundo, com temas que variam sobre a Covid 19, autoridades políticas, redes sociais, drama dos refugiados, entre outros. As moções destacam seu surgimento em 1974, em meio à ditadura militar, sua trajetória e realização no período de pandemia.

“Quero agradecer as homenagens prestadas pela Câmara de Vereadores de Piracicaba, por meio do vereador Laércio Trevisan, autor da moção de aplausos e também à Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, em nome do deputado Rafael Zimbaldi. Ficamos muito felizes pelo reconhecimento do Salão Internacional de Humor. Isso demonstra a sua grandeza, não apenas para a nossa cidade, mas para o mundo”, disse Adolpho Queiroz, secretário municipal da Ação Cultural.

Além do Salão de Humor, na mesma ocasião foram prestadas homenagens a família Benites, que por 40 anos dirigiu o Restaurante Mirante. A equipe do Engenho Central, sob o comando do diretor Antonio Padovan realizou reformas, limpeza e a recolocação da placa em homenagem ao senhor Antonio Benites (já falecido), no ato representado pelos filhos Vado Benites, Agostinho Benites, Rosangela Benites e pela neta Marcia Benites.

SALÃO INTERNACIONAL DE HUMOR DE PIRACICABA – O Salão Internacional de Humor de Piracicaba surgiu em 1974, durante o período da ditadura militar, com a iniciativa de um grupo de artistas, jornalistas e intelectuais piracicabanos.

No primeiro esboço desse espaço cultural, a ideia era inserir uma mostra de humor gráfico dentro do Salão de Arte Contemporânea de Piracicaba. Para isso, esses piracicabanos partiram em direção ao jornal “O Pasquim”, no Rio de Janeiro, para angariar apoiadores e compor o acervo da exposição. Mesmo com o apoio do cartunista Jaguar, que autorizou o uso dos seus originais na exposição, a mostra não ocorreu.

Alceu Righetto, Adolpho Queiroz e Carlos Colonnese não desistiram da ideia e, com o incentivo de Luiz Antônio Fagundes, na época secretário de Turismo de Piracicaba; Luis Mattiazo, chefe de gabinete e o então prefeito Adilson Benedito Maluf resolveram criar o Salão de Humor, com o apoio de Jaguar, Millôr Fernandes, Paulo Francis e Zélio Alves Pinto.

Uma das mais antigas iniciativas do segmento no mundo, há quase 50 anos, o Salão Internacional de Humor de Piracicaba segue cumprindo seu papel no universo das artes gráficas, nutrindo um espaço de reflexão, discussão e inovação sobre a arte e o humor.

Em decorrência da pandemia causada pela Covid-19, a cerimônia para anunciar os vencedores ocorreu em formato virtual, na noite do dia 04 de setembro. Além do tour virtual 360° pelo site www.salaodehumor.piracicaba.sp.gov.br, a visitação presencial foi liberada para que as pessoas tenham a oportunidade de conhecer de perto, mais uma edição deste grande evento.