Museu Prudente de Moraes promove encontro com a Família Veneno – Participe! Notícias
26 de outubro de 2021

Museu Prudente de Moraes promove encontro com a Família Veneno

Evento acontece dia 05/11, às 19h30; as vagas são limitadas mediante agendamento

Museu Histórico e Pedagógico Prudente de Moraes, promove na sexta-feira, dia 05/11, às 19h30, no auditório Helena Rovay Benetton, um encontro especial com a Família Veneno, com o tema Semeando a Trajetória dos Saberes da Arte Circense: Rico Veneno e Família. A entrada é gratuita e as vagas limitadas com agendamento e é obrigatório o uso de máscaras.

O encontro contará com bate-papo abordando o início e a trajetória da família circense, conversas e interação com o público e exposição de fotos do acervo pessoal da família. No evento, serão entregues exemplares autografados da obra Circo do Veneno, de autoria de Diógenes Donisete Moreira, o palhaço Rico Veneno.

O Circo do Veneno foi criado na década de 1940, por Osvaldo Moreira. Era instalado em terrenos baldios pelos bairros da cidade de Piracicaba e levava entretenimento por onde passava, com suas peças cômicas e populares.

No encontro no Museu Prudente, também será traçada uma linha do tempo enfatizando o potencial educativo e transformador do circo, além de seu aspecto cultural e lúdico para o imaginário coletivo. As atividades artísticas originadas do circo oportunizam o desenvolvimento da criatividade, da expressão corporal e da cooperação ao serem utilizadas como elemento cultural.

Além disso, o público poderá apreciar imagens da trajetória da família Veneno que retratam o trabalho e as dificuldades enfrentadas pelos artistas.

As vagas são limitadas e o agendamento deverá ser realizado pelo telefone ou e-mail do Museu. O evento seguirá todos os protocolos sanitários vigentes, como uso obrigatório de máscara, distanciamento e disponibilização de álcool em gel.

SERVIÇO – Encontro Semeando a Trajetória dos Saberes da Arte Circense: Rico Veneno e Família. Dia 05/11, às 19h30, no Museu Histórico e Pedagógico Prudente de Moraes, rua Santo Antônio, 641, Centro. Agendamentos podem ser realizados pelo telefone (19) 3422-3069 ou pelo e-mail mprudentedemoraes@piracicaba.sp.gov.br. Gratuito. Vagas limitadas. Acesso a pessoas com deficiência motora, dificuldades de locomoção e ostomizados.

Voltar