Encontro Rememorar acontece no Museu Prudente de Moraes Notícias
Museu Histórico e Pedagógico Prudente de Moraes

O Museu Prudente de Moraes promove nos dias 10 e 12/12, às 9h, o Encontro Rememorar, voltado aos idosos. A ação faz parte da campanha Sonhar o Mundo, realizada pelo SISEM-SP, em celebração ao Dia Internacional dos Direitos Humanos. A iniciativa é da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo. A participação é gratuita.

A ação será composta por dinâmicas sensoriais relacionando a memória, as lembranças e os cinco sentidos – olfato, paladar, visão, tato, audição, e visitas mediadas na exposição permanente, com interação de objetos e saberes e experiências partilhadas pelo grupo visitante.

Rosângela Camolese, secretária da Ação Cultural e Turismo explica que o Museu busca com essa ação, dar maior visibilidade ao direito à cultura para os idosos. “As dinâmicas devem contribuir para o enriquecimento cultural e social desta parcela da população, que têm crescido de maneira significativa”.

Essa é primeira vez que participamos dessa campanha. Nosso objetivo é instigar as lembranças e reminiscências dos idosos, contribuindo para o bem-estar, estimulação da memória, habilidade de comunicação, análise do presente, socialização e a promoção da valorização pessoal”, afirma a diretora do museu, Renata Gava.

A campanha Sonhar o Mundo tem o apoio da ACAM Portinari, da Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania da Prefeitura de São Paulo, do Museu do Futebol, do Museu Afro Brasil, do Museu da Diversidade Sexual, do Museu da Imigração de São Paulo, do Memorial da Resistência de São Paulo, do Memorial da Inclusão e do Museu Índia Vanuíre.

O Museu Histórico e Pedagógico Prudente de Moraes possui acesso a pessoas com deficiência motora, dificuldades de locomoção e ostomizados, além de visita monitorada com intérprete de Libras, para pessoas com deficiência auditiva.

Sobre o Sonhar o Mundo

Realizada desde 2015, a Campanha Sonhar o Mundo busca articular os museus paulistas em torno de ações ligadas aos Direitos Humanos, dando visibilidade ao tema a partir de programação cultural, educativa e de comunicação nas mídias sociais. A iniciativa reconhece que os museus contribuem para a formação de uma mentalidade coletiva, sensibilizando para a solidariedade, o respeito à diversidade cultural, o combate ao preconceito, à discriminação e à violência.

SERVIÇO – Encontro Rememorar – Campanha Sonhar o Mundo. Dias 10 e 12 de dezembro. Horário: 9h. No Museu Histórico e Pedagógico Prudente de Moraes (Rua Santo Antonio, 641, Centro). Entrada gratuita. Informações: (19) 3422-3069.

Tags: CampanhaEncontro RememorarMuseuSonhar o Mundo

Voltar