Espetáculo do Rio de Janeiro abre programação do Festival Nacional de Teatro de Piracicaba Notícias
Grupo Os Ciclomaticos

O espetáculo “Ariano – O Cavaleiro Sertanejo”, do grupo Os Ciclomáticos, do Rio de Janeiro, abre o 14º Fentepira (Festival Nacional de Teatro de Piracicaba) nesta sexta-feira, 1/11, no Teatro Municipal Erotides de Campos (Teatro do Engenho). A solenidade de abertura está marcada para às 19h30 e a entrada é gratuita.

No sábado, 2, às 20h, o Teatro do Engenho recebe a Companhia de Teatro Heliópolis, com o espetáculo “(IN)Justiça”. No domingo, 3, haverá duas apresentações: o Grupo de Teatro Armatrux, encena “Parangolé, às 16h, no Teatro do Engenho. Já às 19h, será a vez do ator Silvério Pereira apresentar “BrTrans” no Teatro do Sesi Piracicaba, sempre com entrada gratuita. A programação completa pode ser conferida no site www.fentepira.com.br

O 14º Fentepira acontece até o dia 10 de novembro. Além do Teatro do Engenho, serão sedes o Teatro do Sesi Piracicaba, Casa do Povoador e Parque do Engenho Central. O festival reúne 10 espetáculos selecionados, entre os 184 inscritos, de grupos dos Estados de Amazonas, Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro. Além disso, há 3 peças convidadas, que completam a programação oficial.

O 14ª Fentepira reunirá, espetáculos de diferentes cidades e estados, todos de alto nível, voltados a segmentos de público distintos, mantendo a tradição do festival. Teremos uma variedade de linguagens dramatúrgicas, de forma a estimular a criação artística, a inovação e a valorização da arte”, afirma Rosângela Camolese, secretária municipal da Ação Cultural e Turismo.

Até o dia 10, o festival apresentará, ainda, os espetáculos “(I)mundo de Sofia”, de Ana Oliveira (Manaus/AM); “Lama – O Grande Cemitério”, do NucleArte (Poços de Caldas/MG); “De Mais Ninguém” da Cia Cênica (São José do Rio Preto); “A Princesa e a Costureira”, do Teatro da Conspiração (Santo André/SP); “DesTino – Quando o que está dito não precisa de palavras”, do Barracão Teatro (Campinas/SP); “Buraquinhos – ou o Vento é Inimigo do Picumã”, da Carcaça de Poéticas Negras (São Paulo/SP). De Piracicaba, se apresentam “Peneiras Conta Negritude”, do Coletivo Peneiras e “Cordel do Mistério de Caiatú”, da Tragatralha Cia de Teatro. Será apresentado ainda “O Buraco do Muro”, do Maracujá Laboratório de Artes.

HISTÓRICO – O 14º Fentepira é realizado pela Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria Municipal da Ação Cultural e Turismo (SemacTur). O festival conta com apoio cultural da Apite! (Associação Piracicabana de Teatro), Sesc, Sesi, Senac, ArcellorMittal e Encanto Produções e Eventos. A organização é da Ello Work Produções e Eventos.

O objetivo é estimular a criação artística e a valorização da arte, além de fomentar a discussão sobre o “fazer” teatral. Reúne ainda a Mostra de Teatro Estudantil, da qual participam alunos de escolas municipais, estaduais e particulares, de Piracicaba e região e que, em 2019, aconteceu entre os dias 28 e 31 de outubro.

SERVIÇO – Abertura do 14º Fentepira (Festival Nacional de Teatro de Piracicaba), com o espetáculo “Ariano – O Cavaleiro Sertanejo”, do grupo Os Ciclomáticos, do Rio de Janeiro. Sexta-feira, 1/11, às 19h30, no Teatro Erotides de Campos. Entrada gratuita. Mais informações: www.fentepira.com.br

Tags: espetaculofentepirafestivalTeatro

Voltar