Orquestra Educacional de Piracicaba faz apresentação no Mário Dedini NotíciasSem categoria

A Orquestra Educacional de Piracicaba realiza no dia 15/10, concerto didático no Centro Cultural Zazá, bairro Mário Dedini. A apresentação com regência do maestro Ivan Bueno, acontece às 20h. A entrada é gratuita.

No programa, com duração de aproximadamente 80 minutos, a OEP apresentará um repertório com diversos estilos musicais, como obras de Suppé, Dvoràk, Shostakovsch, Tchaikovsky, Ari Barroso, trilhas sonoras de filmes e games.

O concerto didático oferece aos espectadores a oportunidade de conhecer os instrumentos da orquestra, de forma lúdica e descontraída. ‘Nosso objetivo é aproximar e despertar interesse para este gênero musical, interagindo com as pessoas, a nossa arte e o nosso fazer musical’, ressalta o maestro.

Ivan Bueno é doutorando em Música pela Universidade Estadual de Campinas, Unicamp, na área de educação musical, com foco em Formação de Orquestra Educacional. Mestre em Música pela mesma universidade com a dissertação em Progressividade para Prática Orquestral. Graduado em Regência Coral e Orquestral e também em Viola Sinfônica. Participou de vários festivais de música pelo Brasil onde regeu ativamente as orquestras dos festivais de Campos de Jordão, Curitiba, Itu, Piracicaba, entre outros. Seus principais mentores – maestros: Dr. Eduardo Ostergren, Dr. Carlos Fiorini, Henrique Gregori, Dante Anzolini (ARG/EUA), Dario Sotelo, Jamil Maluf e Roberto Duarte; e os violistas: Emerson Di Biaggi e Valdeci Merquiori.

Sobre a Orquestra Educacional de Piracicaba

Criada em 2015, visa oferecer acesso e oportunidade às pessoas para o desenvolvimento e aprimoramento técnico, musical e pessoal, da percepção coletiva, espaço para troca de experiências, trabalho em equipe, socialização e integração das diferentes faixas etárias e classes sociais. Está acessível a todas as pessoas a partir de 10 anos de idade. O repertório é predominantemente da música erudita, mas abrange outros estilos, como: música popular brasileira, pop-rock, jazz e trilha sonora.

O diferencial da OEP é a proposta pedagógica e metodológica que permite a inclusão de pessoas independentemente do nível de habilidade técnica no instrumento e dos conhecimentos musicais, promovendo meios para o aprimoramento técnico contínuo do instrumento e do fazer musical, através dos níveis progressivos de conhecimento e habilidade dentro de cada naipe.

A OEP se baseia em 3 pilares importantes: educacional, social e cultural. É composta por mais de 70 integrantes de todas as famílias de instrumentos, buscando consolidar seu trabalho por meio de projetos e parcerias para a perenidade e sustentabilidade. Promove acesso ao aprimoramento de competências e habilidades, formação de público e oportunidade de empregabilidade, tendo a educação e a música como ferramentas para a transformação social e cultural.

Com projetos aprovados nas leis de incentivo à cultura (ProAC/ICMS e Rouanet), a orquestra busca patrocinadores e apoiadores para a perenidade de seus trabalhos.

SERVIÇO – Concerto Didático com a Orquestra Educacional de Piracicaba. Terça-feira, dia 15 de outubro. Horário: 20h. No Centro Cultural Izaíra Aparecida Barbosa – Zazá (Rua Jacinto Roberto Penedo, 190, Mário Dedini). Informações: (19) 3423-1243. Entrada gratuita.

Tags: ConcertoOEPOrquestra

Voltar