Pinacoteca Municipal exibe 25 obras na técnica de aquarela NotíciasSem categoria

Até o dia 28 de janeiro, a Pinacoteca Municipal “Miguel Dutra” exibe a exposição do acervo Aquarelas. São 25 obras na técnica de aquarela, oriundas do Prêmios Aquisitivos da Prefeitura Municipal nos Salões de Belas Artes e de Aquarelas.

Segundo Eduardo Borges de Araujo, diretor da Pinacoteca Municipal, as obras proporcionam aos visitantes uma viagem à técnica oriental, que surgiu há mais de 2.000 anos na China e, que, está cada vez mais, se desenvolvendo no mundo. Os trabalhos apresentam linguagens variadas e cenas urbanas, como paisagens de campos, marinhas, flores, ferrovia, figuras e retratos.

“Há uma diversidade de criações que oferecem aos visitantes, um momento de contemplação e reflexão sobre a leveza e suavidade que essa técnica de pintura transmite ao público, além da delicadeza da aquarela e o domínio dos artistas ao manipularem pigmentos em água”, relatou Araujo.

Além disso, o diretor aponta que a aquarela não admite correções, as cores e a intensidade em colocá-las sobre o papel, desde a mais simples e trabalhosa composição, mostra a capacidade e experiência do artista na aplicação de seu conhecimento ao finalizar a obra.

Exposição do Acervo – Aquarelas | Foto: Divulgação


A exposição contará com a obra “Paisagem de Ouro Petro” da pintora e desenhista brasileira, Collete Pujol. Nascida em 1913, a artista possuí obras raras e importantes, o trabalho exibido foi doado pela família após o seu falecimento.

Serão exibidas obras dos aquarelistas Carlos Avelino dos Reis, Carmelo Gentil Filho, Klaus Reichardt, Luiz Gobet, André Rodrigues, Sandro Braga, Talita Hayata, Daniel Vizza Favalli, Leonardo Dolfini, André da Silva, Renato Palmuti, Ari de Goes, Marcos Sadadin, Marcos de São Pedro, Lenita Jankovitz, Luisa Libardi e Laky Gatti.

SERVIÇO – Exposição do Acervo – Aquarelas. Visitação de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Entrada franca.

Tags: aquarelaexposiçãoPinacoteca Municipal

Voltar