Piracicaba lança Cadastro Municipal de Cultura Notícias
23 de junho de 2020

A Prefeitura de Piracicaba por meio da Secretaria da Ação Cultural e Turismo (SemacTur) lança a partir desta quarta-feira, 24/6, o Cadastro Municipal de Cultura. O banco de dados contribuirá para o mapeamento de artistas, agentes culturais, articuladores de cultura, técnicos e demais profissionais do setor, ou seja, de toda cadeia produtiva cultural do município. O cadastro de fácil preenchimento pode ser acessado pelos sites da SemacTur e Prefeitura de Piracicaba ou pelo link: http://semactur.piracicaba.sp.gov.br/cadastro-municipal-de-cultura/

A iniciativa atende à meta 07 do Plano Municipal de Cultura que tem o objetivo de promover o cadastro colaborativo gerenciado pela SemacTur para consolidar o Sistema de Informação da Cultura, como instrumento permanente de organização e gestão de informação.

Os dados possibilitarão o conhecimento da oferta e demanda de serviços culturais da cidade e seus artistas locais, podendo, dessa forma, facilitar a contratação dos mesmos.

O cadastro foi desenvolvido para todos aqueles que, como pessoa física ou jurídica atuam nas áreas da cultura popular; grupos étnicos culturais; patrimônio material e imaterial; audiovisual; culturas digitais; gestão cultural; formação cultural; pensamento e memória cultural; artes cênicas; música; artes visuais; literatura; arte urbana; ações transversais de cultura; assistentes culturais; economia criativa; referenciação de direitos; manifestações culturais com temática LGBT; manifestações culturais com temática cultura negra; turismo cultural e outras. O cadastro pode ser individual ou coletivo. O agente individual é o artista, produtor e todos atores culturais autônomos que se relacionam com as práticas culturais. Os agentes coletivos são grupos, trupes, companhias, instituições, empresas e coletivos artísticos das mais diversas linguagens.

A sistematização dos dados permitirá melhor implementação de políticas públicas por parte da Secretaria e também do Conselho Municipal de Política Cultural – o ComCult, além de contribuir na participação de editais e auxílios externos que venham exigir a inscrição do artista”, explica a secretária da Ação Cultural e Turismo, Rosângela Camolese.

O preenchimento do cadastro deverá ser feito on-line em tópico específico e destacado no site da SemacTur. No caso de dificuldades para realizar a inscrição, os interessados poderão solicitar orientações via contato telefônico no ComCult 3421-2289; SemacTur 3403-2600; Estação da Paulista 3436-0466; Centro Cultural Zazá 3423-1243; Centro Cultural Nhô Serra 3411-1791; Centro Cultural Hugo Pedro Carradore 3425-5170; Pinacoteca Miguel Dutra 3433-4930; Casa do Povoador 3434-8605 ou Biblioteca Municipal 3433-3674. Os dados pessoais serão de uso restrito da SemacTur e ComCult.

Para realizar seu cadastro, acesse:

CADASTRO MUNICIPAL DE CULTURA: http://semactur.piracicaba.sp.gov.br/cadastro-municipal-de-cultura/

Tags: artistasCadastroculturamapeamento

Voltar