Roteiros Locais

RUA DO PORTO

A tradicional Rua do Porto é o retrato da memória de Piracicaba, que conserva a tradição ribeirinha e a história da fundação e do desenvolvimento da cidade.

Leia abaixo ou faça o download deste Roteiro no formato PDF, clicando aqui

Dica: Os visitantes podem conhecer o Salto em qualquer horário. À noite o local é bem iluminado e pode ser visto de vários pontos da orla do Rio Piracicaba. Em dezembro, esta iluminação ganha um colorido especial, com a realização do projeto “Luz & Arte”, que além do Salto, ilumina artificialmente algumas estruturas de pontos da orla. Para conhecer todos os outros atrativos localizados na orla do rio Piracicaba, um dia é suficiente. No meio da visita, uma parada para o almoço no charmoso “Calçadão da Rua do Porto”, centro gastronômico que tem diversas iguarias, incluindo o tradicional “Peixe no Tambor”, que é imprescindível para confirmar a estada em Piracicaba.

O QUE O VISITANTE PODE CONHECER?

O Salto do Rio Piracicaba/ Elevador Turístico “Alto do Mirante”

Endereço: Av. Beira Rio, s/nº

Informações na Setur: 55 (19) 3403-1270

Horário de funcionamento do Elevador Turístico: aos sábados, domingos e feriados*, das 10h às 18hs. Entrada Gratuita.

O que o visitante pode conhecer? Dando origem ao nome da cidade, o rio Piracicaba é um atrativo que corta o município. Na época das chuvas, com suas cheias e abundância de água, oferece uma condição favorável para a reprodução dos peixes promovendo a “Piracema” – período de desova dos peixes – que ocorre anualmente entre os meses de outubro e fevereiro. E para completar o passeio, indicamos a visita ao Alto do Mirante. Com acesso pelo elevador, é possível apreciar uma das mais lindas vistas panorâmicas da cidade.

Parque do Mirante

Endereço: Av. Maurice Allain, s/nº

Informações: (19) 3417-9494

Horário de funcionamento: aberto diariamente ao público

O que o visitante pode conhecer? Local privilegiado para observar o rio, o Salto, a Rua do Porto e o centro da cidade. Suas alamedas permitem passeios, dando oportunidade de entrar em contato com suas árvores nativas e vegetação típica. No percurso, há um painel confeccionado em mosaico pela artista plástica, Clemência Pizzigatti e seus alunos, que retrata a fundação da cidade e seu desenvolvimento agroindustrial, tendo ao centro a Noiva da Colina. (Fonte: DPH)

Parque do Engenho Central “Barão de Rezende”

Endereço: Av. Maurice Allain, 454

Informações: (19) 3403-2600

Horário de funcionamento: Diariamente das 6h às 22h

O que o visitante pode conhecer? Construído a partir de 1881, pelo Barão Estevão Ribeiro de Rezende e posteriormente vendido para a companhia francesa Societé des Sucrérie Brésilienne, o Engenho Central deu início à mecanização na produção do açúcar e à substituição do trabalho escravo pelo assalariado. Foi um dos mais importantes engenhos do País produtores de açúcar e álcool. Desativado em 1974, é reconhecido como patrimônio histórico da cidade, tendo sido tombado pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural de Piracicaba (Codepac), passando a atuar como importante espaço cultural, artístico e recreativo a partir de 1990. Atualmente sedia a Secretaria Municipal da Ação Cultural, o Salão Internacional de Humor, o espetáculo da ‘Paixão de Cristo’ e a Festa das Nações. Sua área verde é de 80 mil m² e sua área construída é de 12 mil metros. (Fonte: DPH)

O Parque do Engenho Central “Barão de Rezende”

Museu da Água “Francisco Salgot Castillon”

Endereço: Av. Beira Rio, 448

Horário de funcionamento: de terça a sexta, das 9h às 17h; aos sábados, domingos e feriados, das 9h às 17h45

Informações: (19) 3432-8063

O que o visitante pode conhecer? Instalado em 1887, no local que abrigou a primeira Estação de Captação e Bombeamento de água da cidade. Inaugurado em dezembro de 2000, o museu ocupa uma área de 12 mil m² às margens do Rio Piracicaba, ao lado do Salto. Preserva ainda, detalhes arquitetônicos, estrutura para visitação com foco na educação ambiental. As visitas podem ser desenvolvidas em grupo com guia local por meio de agendamento antecipado ou mesmo autoguiada.

Casa do Povoador

Endereço: Av. Beira Rio, 800

Horário de funcionamento: segunda a sexta-feira, das 8h à 17h, e aos sábados, das 13h às 17h. Permanece fechada aos domingos e feriados

Informações: (19) 3434-8605

O que o visitante pode conhecer? Apesar de não ter sido moradia do capitão Antônio Corrêa Barbosa, o Povoador – ganhou a tradição do nome pela sua antiguidade. Tombada como Patrimônio Histórico do Estado e do município, abriga um centro cultural da SEMAC onde são realizadas exposições, mostras e oficinas de arte. (Fonte: DPH)

Casa do Povoador

Casarão do Turismo “Paulo Fioravante Sampaio”

Endereço: Rua do Porto, 1433

Horário de funcionamento: aos sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h

Informações: (19) 3403-1270 / 3422-5115

O que o visitante pode conhecer? Construção do século XIX, remanescente de uma antiga olaria e que está situado no Calçadão da Rua do Porto, num espaço à margem esquerda do rio. O casarão é um ponto de receptivo da cidade de Piracicaba, com o objetivo de atender o visitante e o frequentador da Rua do Porto com informações turísticas.

O Casarão do Turismo “Paulo Fioravante Sampaio”

Parque da Rua do Porto “João Herrmann Neto”

Endereço: Av. Alidor Pecorari, s/n°

Informações: (19) 3432-2822

Horário de funcionamento: diariamente das 6h às 22h

O que o visitante pode conhecer? Parque urbano que ocupa uma área verde dentro da cidade compreendendo 200 mil m², contém lago para atividade de canoagem e lazer com pedalinho, pista para exercício físico, parque infantil, e um teatro de arena. É um ponto de encontro da população, visitantes e turistas principalmente pela proximidade com os bares e restaurantes da Rua do Porto.

Voltar