Pinacoteca recebe neste sábado (21) a segunda etapa do projeto Laboratório de Gravuras Notícias
20 de setembro de 2019

A Pinacoteca Municipal Miguel Dutra recebe neste sábado (21) das 9h às 12h, a segunda etapa do projeto Laboratório de Gravuras – Experimentos Gráficos, criado pelo artista Marcos Antonio Azevedo de Souza. O projeto é um dos 12 aprovados e financiados pelo ProAC Municípios 2019 e Fundo de Apoio à Cultura, com realização da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo e Secretaria da Ação Cultural e Turismo (SemacTur). As oficinas acontecem aos sábados, até 26/10.
Nesta etapa, a aula teórica ministrada pelo educador Eduardo Américo, abordará temas como: a história da impressão da gravura e seus diferentes estilos e ténicas; de que forma a ourivesaria e as heráldicas contribuíram para a gravação em metal na Idade Média; da imprensa de Gutenberg à serigrafia no decurso da Idade Moderna; a biografia e obras de Albrecht Dürer e Gustav Doré; a gravura no Brasil dos padrões indígenas; o Barroco Rococó e a história da arte do Cordel, até os dias atuais.
O objetivo da oficina é fomentar e difundir a produção artística em todas as regiões do Estado, fornecendo o acompanhamento técnico para a realização dos projetos.
“A xilogravura (litogravura, gravura em metal e linóleo), experiência por mim adquirida desde 1980, quando participei da oficina Guayanase em Olinda-PE, no Curso de extensão da Faculdade Federal de Pernambuco, deixou de ser experimental e passou a ter uma importância fundamental ao meu trabalho e na minhas investidas. Fascinado com a produção gráficas dos cordéis, e de grandes artistas como J. Borges, Gilvan Samico, Flávio Gadelha, Marcelo Grassmann entre outros, durante todo esse tempo me mantive fiel ao processo da gravura. Assim, cultivei o hábito da xilografia, continuando as minhas investidas incansáveis à essa técnica pouco explorada pelos artistas aqui na cidade de Piracicaba”, comenta Marcos Antonio Azevedo.
No dia 28/09, o educador Eduardo Américo realizará aula prática de desenho no processo criativo; o traço, a linha e o ponto como geradores da imagem. Dia 05/10, Tony Azevedo trabalhará o exercício do desenho com a técnica da monotipia, claro e escuro, equilíbrio da forma e linguagem própria, abordando também a xilogravura com madeira reciclável MDF.
A quinta etapa realizada no dia 12/10, será marcada pela introdução à técnica de gravura em metal e linóleo. Em 19/10, haverá reelaboração do desenho da matriz de metal “ponta seca”, introduzindo a técnica da água forte e seus meios para observação do processo e resultado dessa aplicação. A última aula prevista para o dia 26/10, terá uma mostra dos trabalhos produzidos pelos participantes, visando avaliação e análise.
Serviço – Laboratório de Gravura – Experimentos Gráficos. Dias 21 e 28/9; 05,12,19,26/10. Horário: 9h às 12h. Na Pinacoteca Municipal Miguel Dutra.

Tags: Proacxilogravura