Cerimônia de premiação do 17º Salãozinho de Humor acontece neste domingo (6/10) Notícias
4 de outubro de 2019
Exposição foi instalada no Armazém do Açúcar , Engenho Central

Acontece neste domingo, 06/10, às 15h, no Teatro Erotídes de Campos (Engenho Central), a cerimônia de premiação do 17º Salãozinho de Humor de Piracicaba. Serão premiados os três primeiros colocados de cada uma das duas faixas etárias disponíveis para os jovens artistas que participam do evento – de 7 a 10 anos e entre 11 e 14 anos. Haverá, ainda, entrega de menções honrosas. A entrada é gratuita.

O Salãozinho faz parte da programação do 46º Salão Internacional de Humor, e é realizado pela Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria Municipal da Ação Cultural e Turismo (SemacTur) e Centro Nacional do Humor Gráfico (Cedhu), em parceria com a Secretaria Municipal da Educação, Diretoria Regional de Ensino de Piracicaba e apoio do Instituto Arcor.

Aberto no Armazém 5 do Engenho Central, o 17º Salãozinho de Humor de Piracicaba reúne 108 trabalhos na categoria entre 7 e 10 anos e 109 na categoria entre 11 a 14 anos, totalizando 217 obras, selecionadas entre as 3.200 recebidas. Os trabalhos selecionados foram produzidos por alunos das redes pública e particular de diferentes cidades.

O desenho é universal e as crianças e os adolescentes se comunicam facilmente por meio dessa linguagem artística. Isso, somado ao talento e empenho de nossos jovens artistas, faz do nosso salãozinho um sucesso a cada edição”, afirma Rosângela Camolese, titular da SemacTur.

Maurice Scarpari e Sara Pinotti durante seleção dos trabalhos

JÚRI – O júri de seleção e premiação do salãozinho foi formado por Sara Pinotti e Maurice Scarpari. Os trabalhos trazem, por exemplo, entre tantas figuras, personalidades importantes da política brasileira, heróis e vilões em evidência e personagens atemporais.

Percebemos uma diversidade grande de influências e de possibilidades de traços, o que nos permite uma análise ampla. Ficamos muito felizes com a participação. É um pontapé inicial do que pode ser feito daqui pra frente”, diz Scarpari.

A orientação do professor é importante em diferentes momentos, ao usar elementos típicos do desenho, como os balões, por exemplo. E percebemos questões como essa, que facilitam a leitura”, conta Sara.

O evento surgiu com o objetivo de usar o desenho como ferramenta de conhecimento e forma de mediação entre a arte e a educação, além de fomentar o desenvolvimento de novos artistas e incentivar a formação de um público que esteja mais familiarizado com o desenho de humor.

SERVIÇO – Cerimônia de premiação do 17º Salãozinho de Humor de Piracicaba. Domingo, 6/10, às 15h, no Teatro Erotídes de Campos (Engenho Central). Entrada gratuita. Para mais informações, o telefone é 3403-2620.

Tags: Engenho CentralHumorSalãozinho