Museu Prudente de Moraes fecha para restauro e manutenção Notícias
11 de dezembro de 2019

O Museu Prudente de Moraes ficará fechado para visitação do público, a partir de amanhã, 12/12. O espaço cultural que passará por manutenção e restauro de janelas e portas será reaberto no final do mês de janeiro. O investimento é de R$ 96 mil e o prazo de execução é de 90 dias.

Além da substituição ou reparo dos batentes, as vidraças ganharão nova pintura e serão realizados serviços de aplicação de verniz, reparo das guilhotinas, desempenamento das folhas cegas, reposição de maçanetas, entre outros.

Durante os dois primeiros meses, o trabalho de restauro será realizado na parte interna do museu; após esse período, a visitação será reaberta.

Nos preocupamos com a preservação do patrimônio cultural, uma vez que a sua conservação é de interesse público, por seu valor histórico e saberes da cultura de um povo”, explica a secretária da Ação Cultural e Turismo, Rosângela Camolese.

A reforma tem aprovação do Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), do Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico (Condephaat) e do Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural de Piracicaba (Codepac).

Museu Prudente de Moraes

Inaugurado em 1957, o Museu Histórico e Pedagógico Prudente de Moraes está instalado na casa do advogado ituano e primeiro presidente civil do Brasil, Prudente José de Moraes Barros. Um dos mais antigos do gênero histórico e pedagógico do Estado de São Paulo, o Museu foi transferido ao município totalmente restaurado e reestruturado em março de 2010.

Dedicado a valorizar e difundir a história, cultura e identidade locais, o espaço oferece à população uma exposição permanente, que mescla história e tecnologia, e permite visualizar a vida política e privada do patrono, além de curiosidades sobre a urbanização de Piracicaba.

Seu acervo reúne objetos e mobiliários que pertenceram a importantes figuras piracicabanas, como o próprio Prudente de Moraes, Luiz de Queiroz, João Sampaio, barões de Serra Negra e de Rezende, Sud Mennucci, Cobrinha e Fabiano Lozano. Há também grandes obras de artistas plásticos piracicabanos e um variado acervo iconográfico e textual.

Tags: Museureformarestauro

Voltar