Plano Diretor de Turismo é entregue oficialmente à Prefeitura de Piracicaba Notícias
21 de dezembro de 2020

Rene Calil e Rosângela Camolese entregam versão impressa de Plano Diretor de Turismo ao prefeito Barjas Negri

A Secretaria Municipal da Ação Cultural e Turismo (SemacTur) e o Conselho Municipal de Turismo de Piracicaba (Comturpi) fizeram a entrega oficial da versão impressa, do Plano Diretor de Turismo à Prefeitura do Município. O Plano aprovado pela Câmara de Vereadores sob a Lei n.º 9404/2020 realizou o mapeamento de todo potencial turístico dos atrativos e rede local. Ele é uma das ferramentas exigidas para o pleito à classificação da cidade como Município de Interesse Turístico (MIT).

Na oportunidade, o prefeito Barjas Negri destacou a importância da classificação no MIT que possibilitará ao município, o recebimento de recursos anualmente, para o investimento em toda infraestrutura turística.

O plano vai nortear as políticas públicas para o turismo e deve ser atualizado a cada três anos. É uma grande conquista para Piracicaba”, comentou Rene Calil, presidente do Comturpi.

Durante a formatação do plano, a SemacTur realizou duas audiências públicas abordando as etapas de elaboração, diretrizes para o desenvolvimento sustentável do turismo municipal, ações e resultados esperados. “Nossa intenção foi abrir para a população, esse instrumento de implementação de política municipal de turismo que funciona como orientador para as ações do poder público e a participação da sociedade civil; a realização do conjunto de ações propostas, além de visar a atuação na perspectiva de levar o município ao cenário ideal de desenvolvimento do turismo”, explicou Rosângela Camolese, secretária da Ação Cultural e Turismo.

A produção de um plano é uma das ações necessárias no processo de tornar Piracicaba um município de interesse turístico e tem a função de ampliar a permanência média dos visitantes atuais e a satisfação com a prestação de serviços, fortalecendo o setor público para a gestão da atividade turística, a conquista de novos mercados a partir da cooperação regional e a qualificação dos produtos e serviços do sistema de turismo local.

As ações para a elaboração foram realizadas por técnicos especializados como arquitetos, turismólogos, economista e planejamento urbano. Foram feitas visitas técnicas a estabelecimentos de alimentos e bebidas (bares e restaurantes), hotéis, associações, agências de viagem e pontos turísticos para aplicação de questionários e levantamento de dados de demanda e oferta turística.

Turismo – Movimenta diversos setores da economia, gerando empregos diretos e indiretos, além de dar visibilidade à cidade. Piracicaba recebeu em 2019, quase 600 mil visitantes em dez atrativos turísticos gratuitos: Aquário Municipal, Casa do Povoador, Casarão do Turismo, Centro Cultural Martha Watts, Elevador Panorâmico, Museu da Água, Museu Prudente de Moraes, Pinacoteca Municipal, Posto de Informações Turísticas e Zoológico. Aumento de 15% em relação a 2017, quando a visitação foi de 522 mil pessoas.

Tags: plano diretorturismo