Cultura piracicabana ganha destaque na #ViradaSP Online 2021 Notícias
11 de agosto de 2021

Cultura piracicabana ganha destaque na #ViradaSP Online 2021 no próximo sábado, 14/08

Programação traz o rapper Criolo e o instrumentista Mazinho Quevedo, além de diversos outros formatos artísticos que compõem as atrações locais

A cultura piracicabana ganha destaque na #ViradaSP Online 2021, que ocorre no próximo sábado, 14/08, a partir das 12h. O evento é realizado pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, em parceria com a Organização Social Amigos da Arte, e integra o programa de fomento e difusão cultural #JuntospelaCultura. Programação apresentada pela Prefeitura de Piracicaba, por meio da Semac (Secretaria Municipal da Ação Cultural), foi selecionada a partir de chamada pública do programa realizada este ano.

Um dos destaques da programação é o rapper Criolo, que selecionou um set list especial para a #ViradaSP Online 2021, com clássicos de sua trajetória como Lion Man e Convoque seu Buda. A maratona de música, artes cênicas e cultura urbana também tem a participação do instrumentista Mazinho Quevedo, tocando composições de histórias de boiadeiros e de tradições culturais. Outro destaque desta edição da #ViradaSP Online 2021 é o quadro especial Rolando Prosa, capitaneado por Rolando Boldrin, recheado de conteúdos especiais envolvendo a cultura popular do estado de São Paulo.

Durante a programação serão transmitidas diversas atividades ligadas a Piracicaba. Diferentes formatos artísticos compõem as atrações locais. Entre elas, estão o espetáculo Causos do Pescadô, com Cia. Ispetaquêra, abordando a realidade do choque de gerações a partir da dificuldade de adaptação em um novo mundo, o mundo virtual; o show MPB – Música Preta Brasileira, com Rafa Zaza; a apresentação da tradicional Família Veneno, circenses piracicabanos que mantêm viva a chama do circo através do teatro, com performance que homenageia a história da cidade desde a década de 1950; e a apresentação do trio Forrófiando com o show Um Viva à Música Nordestina: 20 Anos de Forrófiando!.

Também serão apresentadas entrevistas com personalidades que fazem parte da história da cidade, como a de Dona Carmela, artista autodidata, Naïf da pintura e da cerâmica figurativa, artesã e escritora. “Piracicaba sente-se honrada e feliz por ter sido contemplada na #ViradaSP Online, #CircuitoSP Online e no #Mais Gestão SP. Ao todo são 11 ações que conseguimos ter selecionadas no programa de fomento cultural #JuntospelaCulutra”, afirma Adolpho Queiroz, secretário da Ação Cultural. “É uma honra para os artistas da cidade, uma demonstração de competência da classe dos fazedores de cultura e do empenho, do ponto de vista operacional, que tivemos que ter aqui na nossa secretaria. Queremos que, no dia 14/08, toda a cidade de Piracicaba possa interagir de forma adequada a esse momento. Esta iniciativa da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo e da Amigos da Arte é fundamental neste momento tão importante do nosso município”, complementa Adolpho.

“A Virada SP é uma iniciativa de ampliação do acesso à cultura e de formação de público que valoriza a diversidade e a qualidade”, afirma o secretário de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, Sérgio Sá Leitão. “O objetivo é ressaltar o papel estratégico das expressões artísticas para a promoção do desenvolvimento humano e econômico de todas as regiões do Estado”, completa.

Para Danielle Nigromonte, diretora-geral da Amigos da Arte, é “importante destacar que a excelência cultural do evento é moldada e protagonizada por artistas locais e pelo fundamental incentivo promovido pelas gestões municipais. Com a transmissão online, totalmente gratuita, via plataforma de streaming e pelo aplicativo #CulturaEmCasa, amplia-se a difusão desta riqueza artística das cidades paulistas para o restante do país”, afirma.

Piracicaba se soma a outros 19 municípios de São Paulo que tiveram suas propostas culturais selecionadas e que integram a #ViradaSP Online 2021. Todas as cidades foram condecoradas pelo governo estadual paulista com o título de capitais culturais de São Paulo pela qualidade no cenário artístico e o estímulo dado ao setor pelas prefeituras. Além de valorizar os aspectos culturais de cada município, a #ViradaSP Online 2021 apresenta peculiaridades e pontos turísticos das cidades.

TRANSMISSÃO – Já consagrada no calendário cultural, a #ViradaSP Online 2021 será transmitida durante 12 horas seguidas, gratuitamente, tanto pela plataforma #CulturaEmCasa como pelo seu aplicativo, disponível nas lojas Apple Store e Google Play para Iphone e Android. Ampliando ainda mais a difusão das atividades culturais dos municípios paulistas para todo o país.

Os shows de Criolo e de Mazinho Quevedo foram realizados no Teatro Sérgio Cardoso e, especialmente, produzidos para a #ViradaSP Online 2021, com cenário de Zé Carratu. Tudo comandado pelos apresentadores Ellen Oléria e Luiz Ramalho.

PROGRAMAÇÃO – Confira abaixo a programação da #ViradaSP Online 2021:

12h – Causos de Pescadô, com Cia. Ispetaquêra

13h – Arraigada – A Saga Popular de uma Heroína, com Núcleo Girassol

14h – Oi Sumida, com Banda Rabo De Saia

15h – O Circo no Teatro da Família Veneno

16h – Um Viva À Música Nordestina: 20 Anos De Forrófiando!

17h – Quem morreu?, com Grupo Andaime

18h – Mazinho Quevedo